Autor

Minha foto
Caxias Do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Preparador Físico. Atualmente no Esporte Clube Juventude de Caxias do Sul/RS.

Capacidades Físicas

As capacidades físicas que um futebolista necessita para desenvolver sua função no jogo são: Coordenação, Força (força máxima, força explosiva e resistência de força), Velocidade (máxima e resistência de velocidade), Flexibilidade, Agilidade e Resistência (aeróbia e anaeróbia).

Coordenação: dirige os movimentos de acordo com a tarefa desejada, devendo haver uma precisão entre as percepções motoras cinestésicas em conjunto com as percepções visuais e auditivas.
O futebolista que não possuí uma boa experiência motora, terá dificuldade em identificar os parâmetros de espaço, tempo e força na realização de um determinado movimento, e em conseqüência disso ocorrerá uma tensão involuntária dos músculos.
A medida em que há uma melhora das capacidades de coordenação, elimina-se a tensão dos músculos e aumenta-se a velocidade e precisão dos movimentos, diminuindo o gasto energético.
A coordenação também pode ser:
Intramuscular – caracteriza um sincronismo entre as unidades motoras que, com o decorrer do treinamento começam a ser recrutadas de forma mais coordenada, necessitando de uma freqüência de estimulação menor para produzir a mesma força.
Intermuscular – caracteriza-se pela forma coordenada com que acontece a ativação dos músculos agonistas em relação à menor ativação dos músculos antagonistas, gerando uma menor energia e um movimento mais harmonioso.
A relação da coordenação intramuscular e intermuscular, pode gerar uma melhora no rendimento, aumentando a performance e diminuindo a chance de fadiga.

Força: A força divide-se em:
Força máxima – é a maior força que o sistema neuromuscular consegue produzir, por meio de uma contração máxima e voluntária.
A força máxima também pode ser entendida como a capacidade de ativação de todas as fibras rápidas através da utilização de cargas máximas.
Força explosiva – é a capacidade de manifestar uma grande força no início de uma ativação ou contração muscular em pouco tempo, se manifesta na capacidade de superar uma resistência com alta velocidade de contração muscular.
Pode ser entendida também como a capacidade demonstrada na superação de uma resistência no menor tempo possível. Manifesta-se através das capacidades de força e velocidade relacionadas com o esforço em uma ou poucas repetições.
Resistência de força – É caracterizada pela capacidade do atleta realizar, durante um tempo prolongado, os exercícios com pesos, mantendo os parâmetros do movimento. O nível de resistência de força traduz-se pela condição que o atleta apresenta de vencer a fadiga realizando um alto volume de repetições.
É a capacidade de um indivíduo manter por um determinado tempo diversas ações musculares, sem perda da qualidade do movimento.

Velocidade: A velocidade é determinada no indivíduo através do fator genético, o fator básico da velocidade é a eficiência do sistema neuromotor.
A velocidade é a capacidade que o indivíduo possui para realizar movimentos em um tempo mínimo e com a máxima eficácia e pode ser aperfeiçoada em um nível muito amplo, pois o nível de sua manifestação é determinado não somente pela rapidez, mas também por outras capacidades como força, flexibilidade e coordenação.
Resistência de Velocidade – refere-se ao decréscimo da velocidade relacionado à fadiga, utilizando predominantemente e energia anaeróbica.

Flexibilidade: é responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesões, e é a capacidade física utilizada pelo maior número de desportos.
A flexibilidade é a amplitude de movimento possível em uma ou várias articulações, dependendo tanto da mobilidade articular quanto do alongamento muscular. Esta capacidade é de grande importância para o futebolista, pois pode facilitar a execução de movimentos técnicos específicos.
No futebol a insuficiência da flexibilidade provoca desarmonia na postura muscular, aumenta o custo energético devido o uso de músculos compensatórios, os quais podem comprometer a unidade músculo-tendínea frente as habilidades imprevisíveis, principalmente em cadeias abertas, podendo acarretar lesões.

Agilidade: é uma variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar mudanças rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele, sendo mais efetiva quando está associada a altos níveis de força, resistência e velocidade.


MODALIDADE
METABOLISMO PREDOMINANTE
METABOLISMO DETERMINANTE
FUTEBOL
AERÓBIO
ANAERÓBIO


Metabolismo Aeróbio: No metabolismo aeróbio o oxigênio é diretamente utilizado na produção de energia, e caracteriza-se pela quebra do triacilglicerol presente no tecido adiposo pela enzima lípase em glicerol e três ácidos graxos.
Os exercícios aeróbios são de baixa/média intensidade (abaixo do limiar ventilatório) e longa duração.
Metabolismo Anaeróbio: No metabolismo anaeróbio, o oxigênio não é diretamente utilizado na produção de energia que é fornecida através da fosfocreatina e da glicólise anaeróbia.
Os exercícios anaeróbios caracterizam-se por serem de alta intensidade e de curta duração.

Referências:
ACHOUR JR, A. Futebol: Alongamento e Flexibilidade. Sport Training Ltda. Londrina, 2010.
ARRUDA, M.; HESPANHOL, J. E. Treinamento de Força em Futebolistas. Phorte. São Paulo, 2009.
DANTAS, E. H. M. A Prática da Preparação Física. 5ª ed. Shape. Rio de Janeiro, 2003.
GOMES, A.C.; SOUZA, J. Futebol: Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Artmed. Porto Alegre, 2008.
NEME IDE, B.; LOPES, C. R.; SARRAIPA, M. F. Fisiologia do Treinamento Esportivo: força, potência, velocidade, resistência, periodização e habilidades psicológicas. Phorte. São Paulo, 2010.
SANTI MARIA, T.; ARRUDA, M.; ALMEIDA, A. G.Futsal: Treinamento de Alto Rendimento. Phorte. São Paulo, 2009.
SARGENTIM, S. Treinamento de Força no Futebol. Phorte. São Paulo, 2010.